Flores e livros: uma combinação inspiradora
Livro “Pedaços”, de João Batista da Silva, é vendido em floriculturas de Caxias do Sul(RS), inclusive em kits com flores
Por Rafael Augusto Machado, jornalista
Quem há de negar que livros e flores são capazes de alegrar qualquer coração? E quando juntos, eles não formam uma combinação perfeita? Pois esta ideia já pode ser conferida em diversas floriculturas de Caxias do Sul (RS). A ideia partiu de João Batista da Silva, autor do livro “Pedaços” (Editora Vírtua, R$ 32) e de imediato foi bem recebida pelos floristas locais. “A ideia surgiu de uma percepção minha em agregar Flores e Poesia. Entendendo que o melhor local para isso seriam as floriculturas da cidade. Conversei com uma amiga florista e ela adorou a ideia. Prontamente, montou um arranjo com o livro. Entrei em contato com outras floristas que também abraçaram o projeto”, conta o poeta.
O projeto começou com a Floricultura Rio Branco, e os livros estão disponíveis também na Floricultura Niza, Floricultura Cheiro da Terra, Floricultura Bell Flores e Floricultura Oficina das Flores, cada uma com um arranjo diferente. De acordo com Batista, no primeiro dia em que a ideia foi colocada em prática já houve encomendas por parte dos consumidores. Além do livro “Pedaços”, Batista já lançou os livros “Sonhar e pensar é preciso”, “Encanto dos bichos”, “Lelé maluco não é” e “Lápis em cores”, além de ter participado da 3ª e da 4ª edições da Antologia Caxiense de Poetas (1988/1991) e ter o conto “O menino que lia jornal” publicado no livro Escritos Premiados (2008/2009).
Para comemorar a passagem do dia dos namorados neste dia 12 de junho, Batista escreveu um poema, que você confere abaixo:
Te espero,
Logo ali na frente,
Onde a saudade
Não teve tempo
De chegar.
Te desejo,
Bem perto,
Para entre corpos
Nos tornarmos
Um só.
Te vejo,
Com um ar
De satisfeita,
Por nossos momentos.
Te quero,
Pura, simples, singela,
Sem culpa
Em qualquer hora.
Te sinto,
Amasiada
Em meu coração. Se eu ‘morrer*?
Mesmo assim,
Te esperarei
Logo ali!!!
No além.
J.Batista