Semana do Livro Nacional evidencia a riqueza literária de Caxias do Sul

Semana do Livro Nacional evidencia a riqueza literária de Caxias do Sul

image_pdfimage_print

Em dois dias de encontros, editores, escritores e leitores debateram temas importantes do segmento. Troca de ideias apontou potencial local e novos rumos para o crescimento da literatura

 


A Semana do Livro Nacional de Caxias do Sul, única cidade gaúcha a realizar o evento, organizado pelo grupo cultural Guardiões do Limiar, reuniu os amantes da literatura no Alquimia do Café na noite de sexta-feira, 27 de julho, e na tarde do sábado, dia 28. A qualidade das obras apresentadas e as ideias debatidas entre os participantes deixou evidente  potencial literário caxiense.

No primeiro dia, aconteceu o “Encontro com o editor”, no qual Rafael Augusto Machado, proprietário da Editora Vírtua, falou sobre o processo de produção, publicação e distribuição de livros, bem como sobre as transformações no mercado literário nos últimos anos em razão das mudanças tecnológicas e dos hábitos de consumo dos leitores. Escritores tiraram dúvidas e relataram suas experiências de publicação, apontando os aspectos positivos deste cenário e alguns pontos que devem ser estudados com atenção por todos os envolvidos para que o mercado editorial continue forte e eficiente.

No segundo dia, a programação teve eventos que abrangeram diferentes estilos literários. A primeira atração foi o encontro sobre o tema “Poesia na era digital”, que contou com grandes poetas da literatura caxiense, como Leandro Angonese, Emely Polli e Raimundo Poty. A interação entre os escritores e leitores abordou dificuldades em vender e obter reconhecimento ao trabalho poético, bem como apontou alternativas para alcançar estes objetivos. Em todos os momentos, ficou evidente a qualidade do trabalho dos poetas locais, que têm grandes obras lançadas.

O mesmo potencial pôde ser observado no evento seguinte, que teve como tema “Literatura Fantástica”. Os palestrantes Greice Martinelli, Juliano Fantin e Gulherme Bianchin Camargo demonstraram grande conhecimento sobre o gênero, falaram sobre suas obras e proporcionaram importantes conhecimentos aos participantes.

Fechando a programação, a segunda edição do Encontro de Diálogos Vírtua, promovido pela Editora Vírtua, abordou o tema “O polêmico na literatura”, com a participação de Claudia Hackbart e Vanderlei Francisco Silva. A experiência de ambos autores em abordar assuntos polêmicos em suas obras e as experiências que ambos vivenciaram em decorrência do grande sucesso de seus livros junto aos seus públicos despertou o interesse dos participantes, que promoveram um caloroso debate acerca da importância de debater, nos livros, assuntos que mexam com o senso crítico dos leitores e os motivem a saírem da zona de conforto e questionarem a realidade em que vivemos.

Confira alguns momentos da 6ª Semana do Livro Nacional de Caxias do Sul

Semana do Livro Nacional de Caxias do Sul

Encontro com o editor: Rafael Augusto Machado, da Vírtua, conversa com escritores. FOTO: Eloisa Martins / Editora Vírtua

Semana do Livro Nacional de Caxias do Sul

Literatura fantástica: momento de descontração, Claudia Hackbart e Juliano Fantin mostram o livro “Jornada em Corellà”, de Juliano. FOTO: Rafael Augusto Machado / Editora Vírtua

Semana do Livro nacional de Caxias do Sul

Escritora Greice Martinelli fala sobre literatura fantástica. FOTO: Rafael Augusto Machado / Editora Vírtua

Semana do Livro Nacional de Caxias do Sul

Juliano Fantin expõe seus conhecimentos sobre o fantástico na literatura.

Semana do Livro Nacional de Caxias do Sdul

Poeta Leandro Angonese acompanha atentamente os debates. FOTO: Rafael Augusto Machado / Editora Vírtua

Semana do Livro Nacional de Caxias do Sul

Encontro de diálogos Vírtua: Vanderlei Francisco Silva [com o microfone] e Claudia Hackbart falaram sobre a abordagem de assuntos polêmicos em suas obras. FOTO: Léo Hackbart / Divulgação

IMG 20180728 170834 - Semana do Livro Nacional evidencia a riqueza literária de Caxias do Sul

Debate sobre questões polêmicas foi um dos pontos altos do evento. FOTO: Léo Hackbart / Divulgação

 

Sobre o Autor

Rafael Augusto Machado administrator

Rafael Augusto Machado é proprietário da Editora Vírtua. Especialista em Inbound Marketing certificado pela Rock Content. Formado em Jornalismo, é também professor, designer gráfico e músico.

Deixe uma resposta