Gisela Cardoso lança “Os bastidores arquetípicos da Ópera do malandro”, no Zarabatana Café, em Caxias

Gisela Cardoso lança “Os bastidores arquetípicos da Ópera do malandro”, no Zarabatana Café, em Caxias

image_pdfimage_print

Livro que analisa os significados psicológicos da peça de Chico Buarque será apresentado ao público a partir das 20h30 desta quinta-feira, 23 de agosto

Que relações podemos estabelecer entre psicologia junguiana, antropologia do imaginário, música popular brasileira, mitologia grega e estudos culturais de gênero? A resposta a essa questão encontra- se em “Os bastidores arquetípicos da Ópera do malandro” (Editora Vírtua, 216 pg, R$ 40), livro baseado na obra de Chico Buarque. Nesta pesquisa, a psicóloga junguiana Gisela Cardoso evidencia sua maestria na seleção dos conceitos da Psicologia Analítica para analisar esta importante obra da cultura brasileira. A partir das 20h30 desta quinta, 23 de agosto, a autora recebe os leitores e autografa a obra no Zarabatana Café (Luiz Antunes, 312, Caxias do Sul), com algumas surpresas preparadas para o público.

Com base em uma ampla pesquisa bibliográfica, guiada pelo viés das ideias jungianas sem deixar de abordar cada aspecto da Ópera sob o ponto de vista de outros grandes estudiosos da psicologia, da antropologia e de outras ciências sociais, o livro torna-se, naturalmente, uma referência e objeto de pesquisa para todos os interessados em compreender como se construíram, ao longo dos anos, uma série de estereótipos e conceitos que se incorporaram à cultura brasileira e por que eles influenciaram tanto nossa sociedade.

Este é o primeiro livro de Gisela, psicóloga clínica especialista em Teoria e Prática Jungiana e em Arteterapia. É também mestre em Letras, Cultura e Regionalidade pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e idealizadora e gestora do “Giramundo: dançaterapia e outros movimentos”.

PROGRAME-SE

Lançamento do livro “Os bastidores arquetípicos da Ópera do malandro”, de Gisela Cardoso (R$ 40)

Dia 23 de agosto, às 20h30

Zarabatanta Café, em Caxias do Sul (Rua Luiz Antunes, 312)

capa baixa - Gisela Cardoso lança "Os bastidores arquetípicos da Ópera do malandro", no Zarabatana Café, em Caxias
Capa do livro. Desenho feito pela autora.
autores gisela - Gisela Cardoso lança "Os bastidores arquetípicos da Ópera do malandro", no Zarabatana Café, em Caxias
A autora.

Sobre o Autor

Rafael Augusto Machado administrator

Rafael Augusto Machado é proprietário da Editora Vírtua. Especialista em Inbound Marketing certificado pela Rock Content. Formado em Jornalismo, é também professor, designer gráfico e músico.

Deixe uma resposta