Artigos, Blog

“Floresça onde estás”, um artigo de Dulci Alma Hohgraefe

“Floresça onde estás”, um artigo de Dulci Alma Hohgraefe

         

Estamos na e primavera, que simboliza o desabrochar e florescer. Mas o que significa florescer? Se buscarmos no dicionário, este dirá que é florir, enflorar. No sentido figurado seria tornar-se próspero; desenvolver-se, distinguir-se, prosperar ou brilhar.

Mas por que “floresça onde estás”? Porque estamos no lugar e com as pessoas e situações que precisamos para poder florescer. O aprendizado que necessitamos estará exatamente onde e com quem nos encontramos.

É deletar aquele famoso “SE” – se eu estivesse em tal lugar, com tal pessoa, com tal condição …SE …SE … ou ainda … “QUANDO” quando eu me formar, quando eu me casar, quando eu me aposentar…

O dia de hoje é o mais importante, estar presente é perceber o aqui e agora, trazendo a atenção para onde estamos para, a partir daí, observar o nosso entorno, as pessoas com quem estamos, o que estamos projetando… tudo isso vai nos dar pistas e auxiliar no autoconhecimento.

O autoconhecimento é a chave para qualquer investimento, seja material, espiritual ou na área dos sentimentos; precisamos desse balizamento para construir propósitos significativos, lastreados pela realidade posta, uma base sólida e real.

FOTO: Freepik.com

Somente a partir de um inventário sincero, cara a cara com as sombras e as potencialidades latentes é possível uma investida frutífera nos meandros da alma, buscando no âmago do ser a nossa essência mais pura, que poderá nos guiar de forma segura.

Onde meus olhos brilharem, estarei em casa e é onde devo florescer, mesmo que seja entre espinhos, mas é assim que as rosas florescem e ainda perfumam os ambientes.

Descobrir a que viemos nos deixa mais leves e seguros nas escolhas e decisões, pois nossa alma sabe e nós sentimos aquele bem-estar quando estamos no caminho programado. A missão poderá estar nas coisas mais simples que às vezes desdenhamos: num olhar, num sorriso, num abraço, num ombro amigo, numa escuta ou na simples presença silenciosa.

A natureza é nossa grande mestra e parceira, porque sempre nos acolhe e acalma, nos presenteando com sua beleza e riqueza, mas acima de tudo pela simplicidade e acolhimento, sem julgamento, mas com incontáveis ensinamentos.

A gratidão é um dos mais nobres sentimentos que podemos cultivar e que nos auxilia a sair do vitimismo, da culpa e da revolta, pois nos coloca em atitude de humildade diante da grandeza do amor de Jesus e do Pai. Ser grato é reconhecer nossas fragilidades ao mesmo tempo que as nossas virtudes, dando o devido valor, nem mais nem menos

Sejamos propositivos, isto é, busquemos pelo amor, sem aguardar a visita da dor para nos despertar, mas estejamos atento aos sinais, que são muito sutis e cujos meios são os mais diversos, onde nem imaginamos. Eles estão disponíveis, nem sempre visíveis ou palpáveis, mas podem ser captados pelos sentidos da alma.

Floresça! A estação é agora, acompanhe a primavera!!!!

   Dulci Alma Hohgraefe

   Educadora e escritora

Compre os livros de Dulci e receba-os em casa

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *