Escritoras de Venâncio Aires (RS) realizam sarau online
Intitulado “Sociedade dos poetas vivos”, evento deve contar com a participação de escritores de outras cidades da região
Por Rafael Augusto Machado, jornalista
O isolamento social de forma alguma desanimou os agentes do cenário literário gaúcho. Usando a tecnologia e a praticidade e o alcance das redes sociais, alguns eventos voltados aos amantes dos livros e da arte estão reunindo e mobilizando pessoas em diferentes cidades. Um exemplo são as escritoras Rosmeri Menzel e Kadiny Hertzer, de Venâncio Aires (RS), que realizarão o sarau cultural Sociedade dos Poetas Vivos nesta terça, 27 de maio, às 19h30, pela plataforma de vídeo do Messenger, recurso oferecido pelo facebook.
A ideia é colocada em prática em um momento em que o setor editorial tem sentido a falta das feiras de livros e eventos presenciais de lançamentos, e é mais uma iniciativa que mostra que os agentes culturais estão mobilizados na busca de alternativas que unam as pessoas ávidas por boas leituras e arte. Rosmeri lançou, em março, seu primeiro livro, “Descortinar”, com a Vírtua. A jovem Kadiny disponibilizou recentemente em formato e-book, na plataforma Kindle, da Amazon, seu livro “Tudo o que eu escrevo na minha cabeça”.
De acordo com Rosmeri, a primeira edição do evento ocorreu em janeiro, ainda em caráter presencial. Em fevereiro houve dificuldade em reunir os participantes e o evento foi cancelado. O mesmo ocorreu em março, porém, em função da situação gerada pela pandemia do novo Coronavírus. “Estamos ansiosos para ver como será realizar o evento nesta plataforma, e também convidamos para participarem outros autores da região” revela a escritora.